Week 3 AC Liquidity Mining Memo

This memo presents the timeline and workflow for the upcoming migration event, which will take place during Week 3. The migration event will be a seamless transfer of assets staked in the Big Blind…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




Entrevistas qualitativas vs. Entrevistas usando Jobs To Be Done

Quando fazemos entrevistas qualitativas, a primeira coisa é criar um roteiro direcionado ao que queremos entender. Além da metodologia de entrevista que você utiliza, é comum que o foco do roteiro tenha uma forte relação com o produto ou serviço que você quer entender.

Para fazer entrevistas qualitativas aplicando JTBD, você vai criar seu roteiro baseado nas ferramentas que compõem a teoria: A Linha do Tempo e As Forças do Progresso.

Ela é composta por uma série de etapas que você deve explorar ao longo da entrevista.

Algumas perguntas genéricas que você teria que fazer para conseguir desbloquear toda a linha do tempo:

Sobre o primeiro pensamento, você tem que viajar lá atrás para entender quando a pessoa pela primeira vez pensou que a solução que ela utilizava não estava resolvendo o Job To Be Done que ela tinha.

Seu objetivo aqui é descobrir todo o contexto e os fatos que foram determinantes no progresso do entrevistado para ele ter tido aquele primeiro pensamento.

Sobre os eventos

Fazendo isto, você terá uma boa noção de como:

Algumas perguntas que podem te ajudar a descobrir as forças de progresso:

Empurra

Puxa

Ansiedade

Hábito

Um exemplo:

Para que fique mais fácil extrair as informações, tanto da linha de tempo quanto sobre as forças de progresso, você pode dividir a entrevista em duas partes. Primeiramente, você pode focar nas perguntas que têm a ver com a linha do tempo até chegar ao momento de contratação do produto ou serviço. Uma vez que você tem clareza sobre como foi o caminho percorrido pela pessoa com quem está conversando, você pode começar a fazer as perguntas sobre as forças de progresso para entender que levou a essa pessoa a mudar de uma situação a outra ou de um produto a outro.

A linha de tempo serve para entender qual era aquele JTBD da pessoa, e o caminho percorrido para progredir. As Forças do Progresso deixam claro que promoveu a mudança e que estava bloqueando essa mudança.

É importante primeiro entender qual é o Job To Be Done da pessoa, que contratou para progredir e por último entender o quão satisfeito ela está com aquele produto ou serviço contratado.

Pode ser que a pessoa esteja, digamos, conformada com o produto que contratou, mas o acha caro. Pode ser também que tenha algumas dores atreladas ao uso dele ou ainda tenha que contratar outras soluções para que consiga ter progresso diante dos seus Jobs To Be Done. Qualquer desses assuntos mencionados anteriormente podem ser foco das perguntas que tem a ver com as Forças de Progresso.

Você entrevistou uma pessoa que tem várias lojas físicas e compreendeu que o job to be done que ela tem está na área de “fazer crescer seu negócio”. Para tal, ela contratou um serviço SaaS (Software as a Service) de loja virtual que conta com meios de pagamento integrados, envios de produtos e gestão de estoque, entre outras ferramentas. A pessoa está satisfeita com o serviço contratado mas para gerenciar mais eficientemente seu estoque, precisou contratar outra ferramenta.

As respostas para essas perguntas podem nos dar visibilidade se existe alguma oportunidade de negócio, de inovação, de melhoria do seu produto ou serviço. Por isso é tão importante primeiro compreender a linha de tempo e depois entender as forças já que elas podem se manifestar em diferentes etapas durante a entrevista.

Com mais experiência fazendo este tipo de entrevistas, você consegue combinar as duas ferramentas ao mesmo tempo, mas se você está começando, minha dica é separar por etapas.

Se você quer aprofundar sobre a Linha do tempo e o Diagrama das forças deixe linkado encima. Nos próximos artigos vamos a falar sobre como analisar os dados obtidos nas entrevistas de JTBD.

Add a comment

Related posts:

Large Corperations and Climate Change

While the world is heating up as we know it, life is still going on. People need food, clothes, water, transportation, and let’s face it. In this day and age, we’re all about consumerism. We love…

Custom Draw String Bag

Are you looking for an one-of-a-kind, eye-catching means to promote your business? Custom beach tote bags are a fantastic choice! Not only are they beneficial for your clients, however they are also…

Universal Christmas Gifts You Can Give Anyone

When you have a long list of people to buy Christmas presents for, you might find the task daunting. It can be challenging to find the ideal present for someone given that they likely have their own…